Dr. Humberto Regis de Paula Faleiros - CRM 82.210

Serviços

Prótese Mama

As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Nesta cirurgia pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas.

As próteses são colocadas abaixo da glândula mamária, proporcionando uma projeção adequada das mamas, sem riscos para amamentação ou na detecção de patologias mamárias pela mamografia ou ultra-som.

Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax da paciente, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. Estas proporções serão discutidas durante a consulta.

Aqui, como na cirurgia de redução mamária, as mamas operadas também passam por vários períodos evolutivos:

a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estão aquém do resultado planejado. Lembre-se desta observação: NENHUMA MAMA SERÁ “PERFEITA” NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO.

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês – Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São características deste período um maior ou menor grau de “inchaço” das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição.

c) PERÍODO TARDIO: Após o 3º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida.

Uma das complicações mais temidas na cirurgia de inclusão de prótese de silicone é a contratura capsular. Trata-se de uma fibrose no interior da mama, tornando-a endurecida e deslocando a prótese do local onde foi implantada, proporcionando um resultado estético insatisfatório. Esta formação exagerada de fibrose é um fator individual e indetectável no pré-operatório. Nestes casos, a prótese deve ser retirada juntamente com sua cápsula e outra prótese introduzida num local mais profundo (geralmente abaixo do músculo peitoral) o que proporciona uma menor projeção mamária, porém com menor risco de contratura capsular.

Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente, principalmente nos primeiros meses onde estas ainda estão em transformação. As cicatrizes podem ser localizadas no sulco sub-mamário, ao redor da aréola e na axila. Particularmente, prefiro a introdução da prótese pelo sulco sub-mamário, com cicatriz de 4 a 5 cm aproximadamente, pois acredito ser o local onde elas mais ficam escondidas.

Ultimamente, introduzimos o uso do aparelho de vídeo-cirurgia na cirurgia de inclusão de prótese de silicone. Este aparelho consta de uma microcâmera que auxilia na dissecção da mama, proporcionando maior segurança e minimizando o risco de hematomas, devido à visualização e cauterização direta dos vasos. É mais uma evolução na cirurgia de aumento mamário.

A anestesia pode ser geral, local com sedação ou peridural, dependendo de cada caso. O período de internação é de 12 a 24 horas. O uso de dreno aspirativo é raro, mas pode se fazer necessário, dependendo do volume de sangramento no intra-operatório. Este dreno permanece por 24-48 horas. No pós-operatório, indico a automassagem mamária logo no primeiro dia, a fim de prevenir a contratura capsular. Também se faz necessário o uso de sutiã modelador durante os 3 primeiros meses. O repouso relativo é recomendado nos 15 primeiros dias. Atividade física normal após o 2° mês.

Após 5 anos da cirurgia, recomendo ultra-som mamário anual, a fim de detectar possíveis pequenos “vazamentos” nas próteses. Após 10 anos, recomenda-se a troca da prótese. Porém, esta conduta deve ser tomada em conjunto com a paciente, ou seja, se não houver nenhum indício de vazamentos, esta conduta pode ser postergada, dependendo de cada caso.

CLÍNICA PERFILLE

Trabalho e Eficiência