O lifting facial ou cirurgia do rejuvenescimento visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas e sulcos faciais, proporcionando assim um rejuvenescimento à face. Pode ser associada à cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) e ao peeling, dependendo do caso, com o objetivo de melhorar o resultado estético final.
As cicatrizes ficam localizadas na região anterior e posterior da orelha e no interior do cabelo. Geralmente estas cicatrizes são de boa qualidade e tendem a se tornar cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar praticamente invisível o seu vestígio.
É importante ressaltar que a cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retardam, mas não interrompem o processo evolutivo de envelhecimento do organismo.
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 60 anos em uma de 20. Apesar disto parecer óbvio, é importante frizá-lo, pois certas informações errôneas e distorcidas são transmitidas por leigos desinformados ou pela mídia, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. Nenhum cirurgião plástico logrará este intento.
A anestesia pode ser geral ou local com sedação, dependendo de cada caso. O período de internação é de 1 dia e a paciente permanece com drenagem aspirativa por 24-48 horas com o objetivo de evitar os hematomas e seromas. Utilizo curativo oclusivo por enfaixamento por 24-48 horas e após, se necessário oriento o uso de malha modeladora facial.
No pós-operatório, a paciente ficará bastante inchada e com algum grau variável de equimoses (manchas roxas) que desaparecerão paulatinamente em dias ou semanas. O resultado definitivo se fará ao final de aproximadamente 3 a 8 meses. A exposição ao sol é contra-indicada por 3 meses, sendo necessário o uso de filtro solar durante e após este período.
É importante ressaltar que no primeiro mês após a cirurgia, a paciente permanecerá com a face inchada e não deve esperar, em hipótese alguma, um resultado imediato, devendo buscar apoio para suas angústias nos seus familiares, amigos de confiança e no seu cirurgião, que a auxiliarão a superar este primeiro período. Se a cirurgia for bem indicada, bem realizada e a paciente estiver consciente destas transformações, com certeza o resultado será muito compensador.